"Eu vivo em permanente estado de ereção intelectual."

CRONOLOGIA



1904 - 11 de Maio, nasce em Figueras, Salvador Dalí. Muito jovem demonstra dotes excepcionais para o desenho. 



1918 - As suas primeiras telas, expostas no Teatro Municipal de Figueras são notadas pela crítica. 

1919 - Publica nas revistas locais vários textos sobre os grandes mestres da pintura e "Quando os Barulhos Adormecem", poemas. 


1921 - Morte da mãe de Dalí (Fevereiro). Em Outubro, Salvador entra na Escola de Belas-Artes de San Femando (Madrid). Vive na residência universitária onde faz amizade com Lorca e Buñuel. 
1923 - Tendo provocado perturbações na universidade, ao contestar violentamente a capacidade dos seus professores, Dalí é expulso, durante um ano, de San Femando. No mesmo ano, é preso durante 35 dias em Gerona, por razões políticas. 
1925 - Férias em Cadaqués com Lorca. Em Novembro, primeira exposição individual (Galeria Dalmau de Barcelona). 
1926 - Primeira viagem a Paris. Aí conhece Picasso (Abril). Em Outubro é definitivamente expulso das Belas-Artes. 


1927 - Serviço Militar (de Fevereiro a Outubro). Publicação de São Sebastião. Estética da objectividade. 
1928 - Escreve com Luís Montafíyá e Sebastià Gasch O Manifesto Amarelo. 
1929 - Bufíuel e Dali realizam o filme "Um Cão Andaluz" ("Un Chien Andalou"), que marcará a sua entrada oficial no grupo surrealista parisiense. Na Primavera, Dali vai a Paris para a rodagem e, guiado por Miró, conhece Tzara, os surrealistas, Paul Eluard e sua mulher, Gala, o que provocará a ruptura com o pai.


1930 - Início do método paranóico-crítico. O Burro Apodrecido, surge em O Surrealismo ao Serviço da Revolução e A Mulher Visível nas Editions Surréalistes. Dali compra uma casa de pescador em Port Lligat, perto de Cadaqués, onde passará daí em diante longos períodos, todos os anos, com Gala. Grupos de extrema-direita destroem a sala de cinema depois da projecção de A Idade de Ouro (Bufíuel e Dalí). 
1931 - Publicação de O Amor e a Memória nas Editions Surréalistes. 
1932 - Participa na primeira exposição surrealista nos Estados Unidos. Escreve o guião de Babaouo, filme que, como todos os projectos posteriores, nunca será rodado. Criação do Zodiaque, grupo de coleccionadores que lhe compram regularmente as suas obras. 
1933 - Publica em Minotaure, "Da Beleza Aterradora e Comestível da Arquitectura Modem Style" e relança assim o interesse pela estética de 1900. 
1934 - Primeiras divergências com os surrealistas e André Breton, aquando da apresentação de O Enigma de Guilherme Tell no Salão de Outono. A sua exposição em Nova lorque obtém um êxito triunfal. 
1936 - Guerra de Espanha. Por ocasião de uma conferência, durante a exposição surrealista em Londres, Dali quase sufoca dentro de um escafandro que vestiu. Em Dezembro é capa da Time.

Salvador Dali na capa da revista Time
1937 - Dali escreve um guião para os Irmãos Marx e encontra-se com Harpo em Hollywood. Em Julho, pinta e escreve paralelamente Metamorfose de Narciso: aplicação integral do método paranóico-crítico. Criações de modelos para Elsa Schiaparelli. Breton submete-o a julgamento pelas suas declarações intempestivas a propósito de Hitler. 
1938 - Dali participa na Exposição Internacional do Surrealismo (Janeiro). Conhece Freud (Julho) de quem desenha vários retratos. 
1939 - Rompem-se definitivamente as relações com o grupo surrealista e com Breton que o alcunha A vida Dollars ( anagrama do seu nome). Nos Estados Unidos, Dalí publica Declaração de [ndependência da Imaginação e dos Direitos do Homem à sua Própria Loucura. Em Novembro, Bacchanale - com libreto e cenografia de Dalí, coreografia de Massine é apresentada na Metràpolitan Opera, de Nova Iorque. 

1940 - Depois de uma breve passagem por Paris, Dali e Gala regressam a Nova Iorque, onde se exilam até 1948. 
1941 - Exposição Dali-Miró no Museum of Modero Art de Nova Iorque. 
1942 - Publicação nos Estados Unidos de A Vida Secreta de Salvador Dalí. 
1946 - Projecto de desenho animado com Walt Disney, para o qual realiza diversas maquetas. Cenários para A Casa Encantada de Hitchcock.

Cena de "A Casa Encantada" de Hitchcock
1948 - Publicação de 50 Segredos Mágicos. 
1949 - Dali e Gala regressam à Europa. Cenários para Peter Brook e Visconti. Pinta a série das Madonas de Port Lligat. 

1951 - Manifesto Místico e início do período corpuscular. 
1952 - Exposição em Roma e Veneza. Mística nuclear. 
1953 - Conferência triunfal na Sorbonne sobre "Os Aspectos Fenomenológicos do Método Paranóico-Crítico" (Dezembro). 
1954 - Início da rodagem do filme A História Prodigiosa da Rendeira e do Rinoceronte realizado por Robert Descharnes. 
1956 - Exposição na National Gallery (Washington). 
1958 - Apresentação sob forma de happening, no Théâtre de l'Etoile, de um pão de 15 metros de comprimento (12 de Maio). 
1959 - Apresentação em Paris da sua invenção "O Ovocipêde". 

1960 - Grandes telas místicas. 
1961 - Ballet de Gala, em Veneza, cenografia e libreto de Dalí, coreografia de Maurice-Béjart. Conferência na Escola Politécnica sobre o mito de Castor e Pollux. 
1962 - Estreia de Dalí de Gala, filme reali- zado por Robert Descharnes. 
1963 - Publicação do Mito Trágico de o Angelus de Millet. Dalí começa a afirmar o papel essencial da Gare de Perpinhão na constituição do Universo. 
1964 - Primeira grande retrospectiva no Museu Seibu em Tóquio, organizada por Gilles Néret et Robert Deschames. Recebe a Grande Cruz de Isabel, a Católica. Publicação do Diário de Um Génio. 

1971 - Abertura do Salvador Dali Museum em Cleveland, que será transferido em 1982 para S. Petersburgo (Florida), colecção de E. e A. Reynolds Morse. 

Salvador Dali em 1972 
1978 - Dali descobre as obras de René Thom , e a teoria matemática das catástrofes. Em Abril, apresenta as suas pinturas hiper- estereoscópicas no Guggenheim Museum. Em Maio, é recebido na Academia de Belas- -Artes, de Paris. 
1979 - Grande retrospectiva Dalí no Centre Georges Pompidou, em Paris, e a seguir na Tate Gallery de Londres. 

1982 - Morte de Gala (10 de junho). Em Julho, Dalí recebe o título de marquês de Puból, onde vive daí em diante, no castelo que oferecera a Gala.

Castelo de Puból
1983 - Criação do perfume Dalí. Importante retrospectiva, em Madrid e depois em Barcelona. Em Maio pinta o seu último quadro A Cauda de Andorinha.

"A Cauda de Andorinha", (73x92cm - Óleo sobre tela)

1984 - Dalí fica gravemente queimado, num incêndio do seu quarto, no Castelo de Puból. Publicação do livro: Dalí, a Obra e o Homem de Robert Descharnes. Retrospectiva no Palazzo dei Diamanti, em Ferrara. 
1989 - Dalí morre na segunda-feira, 23 de Janeiro, na Torre-Galatea, onde vive depois do incêndio em Puból. Repousa na cripta do seu Teatro-Museo de Figueras. Deixa em testamento o conjunto dos seus bens e da sua obra ao Estado espanhol. Em Maio, grande retrospectiva na Staatsgalerie de Estugarda e na Kunsthaus de Zurique, em Agosto.